domingo, 28 de março de 2010

Definição de Patrimônio

Existe uma evolução contínua no conceito do que é patrimônio cultural. A própria Constituição Federal em vigor adota uma ótica mais abrangente reconhecendo o patrimônio cultural como a memória e o modo de vida da sociedade brasileira, elencando assim, tanto elementos materiais como imateriais. É patrimônio cultural e ambiental, o conjunto dos elementos históricos, arquitetônicos, ambientais, paleontoloógicos, arqueológicos, ecológicos e científicos, para os quais se reconhecem valores que identificam e perpetuam a memória e referenciais do modo de vida e identidade social. Preservação é o ato de manter os testemunhos das manifestações culturais e ambientais que possibilitam a uma sociedade reconhecer a sua identidade, valorizando-a e estabelecendo referencias para a construção de seu futuro. Para isto são tomadas medidas protecionistas, que se fazem por meios de atos e procedimentos que o Poder Público adota com o intuito de preservar, valorizar e revitalizar esses bens. Durante toda a história do homem, marcas de sua vida foram deixadas em monumentos, documentos e em todas as formas de produçãi, constituindo assim, vestígios da vida humana. O ser humano é movido por reflexões sobre sua existência, e foi a partir dessa premissa que estudos ligados à busca da compreensão do próprio "eu" têm causado movimentos religiosos, científicos e artísticos. As marcas deixadas pelo homem geram até hoje a curiosidade da humanidade, que entender seus antepassados, por meio dos patrimônios entremeados no processo histórico mundial. Esses monumentos trazem características de civilizações que auxiliam na formação de uma identidade nacional. Observa-se, como exemplificação, o projeto elaborado por Aubin Luis Mil, que consiste em uma obra (Antiquités Nationales ou Recueil de Monuments) com o intuito de incorporar os bens eclesiásticos aos domínios nacionais. Millin criou obras com reflexões sobre o estudo de antiguidade, para que, por meio delas pudesse compreender a forma de vida de seus antepassados.

O projeto de Millin continua sendo o de um antiquário. Seu objetivo é salvar pela imagem, objetos fadados à destruição e deles oferecer uma descrição (CHOAY, 2001:97)

Em cada período, o significado de patrimônio tem um sentido diferenciado, referente ao contexto histórico. A etnologia da palavra apresenta dois sentidos diferentes, riqueza e vestígios humanos. Na questão da riqueza, têm-se duas vertentes: o patrimônio como um local privado e pertencente a um indivíduo ao grupo de pessoas, ou como local público, pertencente à determinada pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário