domingo, 17 de outubro de 2010

Samba Brasileiro: Patrimônio da Humanidade



O samba é um gênero musical, de onde deriva um tipo de dança, de raízes africanas surgido no Brasil e tido como o ritmo nacional por excelência. Considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras, o samba se transformou em símbolo de identidade nacional. Dentre suas características originais, está uma forma onde a dança é acompanhada por pequenas frases melódicas e refrões de criação anônima, alicerces do samba de roda nascido no Recôncavo Baiano e levado, na segunda metade do século XIX, para a cidade do Rio de Janeiro pelos negros que migraram da Bahia e se instalaram na então capital do Império. O samba de roda baiano, que em 2005 se tornou um Patrimônio da Humanidade da Unesco.Com a evolução do patrimônio imaterial, o samba foi um dos primeiros uraram sua cultura com a brasileira e ofereceram mais uma contribuição para a diversidade da Identidade Brasileia.

2 comentários:

  1. Poderiam difundir mais o Samba como Patrimônio da Humanidade, já que o fado hoje a ser considerado tb patrimônio da humanidade está largamente sendo divulgado e que apesar de se tratar de uma identidade do povo portugues não é tão conhecido e estudado como o Samba.

    ResponderExcluir
  2. vocês deviam coloca mais sobre o tema abordado no caso o samba coloquem de onde ele veio quais são as principais musicas que marcaram a historia do mesmo os principais cantores(as) o dia do samba os instrumentos utilizados nas musicas enfim tudo o que se refere ao tema samba.Obrigada

    ResponderExcluir